Conheça as três missões que serão lançadas ao Planeta Vermelho em julho de 2020 | Portal de Notícias
  • segunda, 10 de agosto de 2020
  • |
  • 07:52

Conheça as três missões que serão lançadas ao Planeta Vermelho em julho de 2020

08/07/2020

(JBCNEWS - DF)Neste mês de julho, teremos a oportunidade de acompanhar o lançamento de três missões bem empolgantes: a NASA, a China e os Emirados Árabes Unidos (EAU) enviarão nas próximas semanas suas respectivas naves, preparadas para chegar a Marte em busca de sinais de vida antiga e de novas pistas sobre o passado do Planeta Vermelho.


A década de 2020 terá como destaque a exploração de Marte


O fato de todos esses lançamentos acontecerem quase ao mesmo tempo não é coincidência. É que há uma curta janela, um período em que a Terra e Marte estão próximos o suficiente para a viagem mais rápida possível, gastando assim menos combustível. Se as agências espaciais conseguirem realizar os lançamentos com sucesso, as naves chegarão ao destino em fevereiro. Senão, terão que aguardar até 2022.


Essas missões são de grande importância, já que Marte é o próximo alvo de exploração humana, depois que a NASA estabelecer a presença permanente de astronautas na Lua. Antes de enviar pessoas ao Planeta Vermelho, no entanto, é preciso saber o máximo possível sobre as condições do planeta, seus fenômenos naturais, estações do ano, e possíveis bioassinaturas.


Também serão missões de grande importância para fomentar o conhecimento acadêmico, em especial no caso da Hope Mars. Para entender melhor as diferenças entre as missões, vamos conhecer um pouco mais de cada uma.


Hope Mars




Ver as imagens




Conceito da sonda Hope Mars (Imagem: UAE)


O primeiro lançamento interplanetário será a missão dos Emirados Árabes Unidos (EAU), conhecida como Hope Mars, ou Missão Emirates Mars. Ela está programada para ser lançada em 14 de julho, levando consigo três instrumentos científicos para estudar a atmosfera, o clima e o tempo do planeta. As observações podem ajudar os pesquisadores a entender melhor a transição de Marte de um mundo quente e úmido para o planeta frio e deserto de hoje.


A sonda Hope foi construída pelo Centro Espacial Mohammed bin Rashid dos Emirados Árabes Unidos, em parceria com a Universidade do Colorado Boulder, a Universidade Estadual do Arizona e a Universidade da Califórnia em Berkeley.


Trata-se da primeira missão científica planetária liderada por uma nação árabe-islâmica, o que certamente será uma inspiração para as próximas gerações. Até porque o objetivo principal da Hope Mars é justamente "acelerar o desenvolvimento de nosso setor acadêmico", nas palavras de Omran Sharaf, líder da missão que também faz parte da celebração do 50º aniversário dos Emirados Árabes Unidos.


Inclusive, o próprio nome da sonda traz essa mensagem: ela se chama “Hope” ou “Al-Amal”, pois tem como objetivo enviar uma mensagem de otimismo a milhões de árabes em todo o mundo e incentiva-os a inovar.



 

 



COMPARTILHE PARA SEUS AMIGOS:

GetsUp - Soluções em Plataformas Online